…ele foi embora e, passando pelo que foi chamado de casa de Tibério, desceu ao fórum, onde ficava uma coluna dourada, na qual terminam todas as estradas que levavam a Itália. ” – Plutarco, Vida de Galba (XXIV.4)

Ninguém pode lhe dar instruções exatas para Milliarium Aureum (o Miliário Dourado). Apenas alguns fragmentos de mármore esculpido da base da coluna dourada permanecem no Fórum Romano, onde sua localização original é um pouco difícil de identificar. Mas como a imagem acima, do mapa interativo Roads to Rome, mostra (clique aqui) que o lema inspirador do lema do Imperador César Augusto ainda é válido.

“Todos os caminhos levam a Roma.”

 

Para ilustrar, os designers Benedikt Groß e Philipp Schmitt trabalharam com o geógrafo digital Raphael Reimann para selecionar 486.713 pontos de partida em uma rede de 26.503.452 km² da Europa.

De lá, eles criaram um algoritmo para calcular a melhor rota de cada ponto até Roma. (É como digitar um endereço no Google Maps 486.713 vezes.)

Aproxime-se o máximo que puder e as coisas se tornam mais tradicionalmente cartográficas na aparência, nomes e relações espaciais das cidades se confirmando. Uma linha em negrito indica uma rota ocupada.

Geon Tavares

Autor Geon Tavares

Aristocrata, fundador desta organização, escritor e fotógrafo nas horas vagas. Sonha em restaurar o glorioso Império Romano.

Mais Artigos de Geon Tavares